Zé Ricardo

Zé Ricardo parece ser uma pessoa correta, decente, estudioso e dedicado. 
Diante da atuação desastrosa de toda a equipe e, principalmente de alguns jogadores como Muralha, Márcio Araujo, Arão, Damião, Ederson e Everton, ele procurou não apontar culpados, não citou nomes e isso é uma atitude muito positiva. 

Entretanto, vale dizer e isso é evidente, que o próprio Zé Ricardo é um dos principais culpados pelo declínio técnico que a equipe vem mostrando nesses últimos meses.
Aquele futebol vistoso do ano passado, mesmo com deficiências ofensivas bem visíveis, ficou para trás. O que temos hoje é um time apático, com extrema dificuldade de sair da defesa para o ataque, abusando das "bicudas" e sem jogadas ofensivas ,além dos "chuveirinhos" para dentro da área.
O time não mostra nenhum ímpeto, nenhuma garra para conseguir os objetivos.

Zé Ricardo ficou preso a um esquema de eficácia duvidosa e do qual, teimosamente, não abre mão.
Apegou-se a alguns jogadores sem nenhum brilho, mas obedientes taticamente, como Gabriel, Marcio Araujo, Rafael Vaz, Arão e Muralha e não concede oportunidade a outros como Cuellar, Rômulo, Mancuello, Ronaldo, Léo Duarte e Tiago.

Talvez perca seu emprego por isso.

Seria preciso também não demorar tanto para mexer no time. Se o primeiro tempo foi horroroso, como ontem ou como Domingo, contra o Botafogo, por que não mexer no intervalo? Por que esperar até os 15 ou 20 minutos do segundo tempo para fazer as alterações?

Desde o ano passado, quando a equipe ainda fazia boas apresentações, que acho que o esquema de jogo deixa o Guerrero ou qualquer outro que lá estiver, muito isolado. Não há uma aproximação eficaz dos outros jogadores.

Outro problema é não resolver os jogos, ou como dizem alguns, não "matar" a partida. Vitórias parciais de 1 a 0, ou 2 a 1, acabaram, várias vezes, com o adversário conseguindo o empate, apesar de haver volume de jogo e oportunidades serem criadas e desperdiçadas.

O mercado não apresenta opções animadoras para substituir o Zé Ricardo. Tudo que eu não quero é ver um Dorival Junior ou um Marcelo Oliveira ou, o que seria ainda pior, um Muricy chegar para assumir a equipe.
Entretanto, algo precisa mudar, alguns jogadores precisam ser barrados e o esquema precisa ser repensado. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A floresta da Nanda Costa

O lado B do futebol carioca